Como sabemos, as vacinas são substâncias capazes de estimular nosso sistema imune a tornar o nosso organismo ainda mais resistente a doenças. Todo seu efeito ocorre devido a presença de vírus, bactérias, toxinas e proteínas, que ao serem introduzidas no nosso corpo, induzem o que chamamos de síntese de anticorpos.

Na infância, elas são aplicadas para evitar o contágio de diversas patologias, como a gripe, tétano, coqueluche, difteria, entre outras.

Benefícios da vacinação na infância

Os pais, antes de qualquer coisa, devem manter consultas regulares com um médico pediatra, para saber em qual época deve ser feita as vacinações. Entre os benefícios deste acompanhamento estão:

• Redução de transmissão de doenças;
  • Redução do gasto com medicamentos;
  • Redução da mortalidade infantil;
  • Erradicação de doenças.

Riscos da falta de vacinação

Como dito, a vacina é fundamental para prevenir doenças, além de atuar na redução da mortalidade. Inclusive, muitas patologias que foram erradicadas ou controladas podem voltar, gerando surtos ou pandemias.

Entre os principais riscos da não vacinação, temos:

• Redução da expectativa de vida;
  • Aumento no número de doenças infecciosas;
  • Risco comunitário.

Quais vacinas são as mais importantes?

Hepatite A

Dose única, e tem como principal objetivo evitar a inflamação do fígado, causado por vírus, através de água e alimentos contaminados.

Poliomielite

Conhecida no passado, por paralisia infantil, consiste, basicamente, em 3 doses intramusculares, além de duas doses de reforço oral. Também é transmitida por alimentos e água contaminada.

Tetra viral

É a vacina que protege a criança de um conjunto de doenças. É aplicada em uma única dose e deixa a criança amplamente prevenida contra vírus que, geralmente, são contraídos durante a infância.

Febre amarela

Vacina tomada em torno dos 9 meses, que deve ser reforçada a cada 10 anos, aproximadamente.

Entre as outras vacinas fundamentais estão:

• BCG;
  • Hepatite B;
  • Penta / DTP;
  • Pneumocócica 10-valente;
  • Rotavírus;
  • Meningocócica C;
  • Influenza;
  • HPV.

Para mais informações, entre em contato com a Dra. Ana Carolina!

AGENDE AGORA SUA CONSULTA