Atendimento
Segunda a sexta das 8h30 às 17h

Ainda existe muita opinião negativa a respeito da disciplina positiva. Muitos ainda têm a ideia de que esta corrente e abordagem filosófica está ligada a dar total liberdade para a criança, sem limites ou regras. E não é bem assim.

A disciplina positiva tem a ver com respeito, estabelecendo limites, mas com uma conexão forte de amor e confiança com os pequenos. Em outras palavras, ela estimula e encoraja crianças e adolescentes, casais e responsáveis a tornarem-se respeitosos, resilientes e com todos recursos para solucionar os problemas da vida.

Mas, você conhece a disciplina positiva?

Afinal, o que é disciplina positiva?

A disciplina positiva é um modelo educativo baseado no respeito, firmeza, afeto e empatia, que pais ou responsáveis podem adotar com seus filhos. Ou seja, é uma forma de conduzir a criação, colocando limites necessários sem qualquer tipo de punição agressiva, além do estabelecimento de diálogos com a criança.

Assim, dentro os fundamentos dessa prática estão:

  • Apoiar as crianças no desenvolvimento de habilidades sociais com empatia e segurança em si mesma;
  • Repensar dos padrões comportamentais;
  • Desenvolver o autocontrole e autoconhecimento;
  • Entender as necessidades por trás dos comportamentos da criança.

O uso das ferramentas da disciplina positiva torna o dia e convívio mais harmonioso, em que todas as partes relacionadas lutam para que isto aconteça. Todos nós aprendemos as coisas observando. É preciso que os erros sejam reparados e solucionados.

Habilidades a serem desenvolvidas pela disciplina positiva

A incorporação das habilidades, aos poucos, fortalece a relação entre pais e filhos, e torna todo convívio ainda mais agradável e leve. Entre as principais habilidades destacam-se:

  • Habilidade interpessoal: consiste na habilidade de entender suas próprias emoções, e usar esta compreensão no autocontrole e autodisciplina;
  • Habilidade sistêmica: se refere à capacidade de lidar com limites e consequências da vida cotidiana;
  • Habilidade de avaliação: capacidade de avaliar as situações com sabedoria;
  • Habilidades pessoais: “eu sou capaz!”

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a Dra Ana Carolina!

AGENDE AGORA SUA CONSULTA