Atendimento
Segunda a sexta das 8h30 às 17h

Em tempos em que se prioriza cada vez mais uma alimentação balanceada e saudável, precisamos ficar atentos à alimentação das crianças. O estilo de vida moderno nos levou a várias adaptações, práticas rápidas, que modificaram os hábitos de vida e o comportamento alimentar de todas as pessoas.

E as crianças, de uma forma ou outra, foram as mais atingidas. As mudanças nos níveis de nutrição associadas a hábitos poucos saudáveis, deixou muitas delas suscetíveis a doenças como obesidade, hipertensão arterial, entre outras.

Alimentação e o ciclo de desenvolvimento infantil

Desde a infância, várias medidas relacionadas à nutrição das crianças são tomadas para que se evitem doenças nesta fase. Entre as mais comuns, destacam-se:

  • Aleitamento materno como fonte de alimentação exclusiva, por pelo menos até os 6 meses de vida;
  • Combate ao estilo de vida sedentário, muito comum nos dias de hoje, além do estímulo à prática de atividades físicas, principalmente ao ar livre;
  • Controle de ganho e perda de peso, alimentação baseada em qualidade e não quantidade, com harmonia e adequação ao biotipo de cada criança.

Na escola, a criança vai estabelecer os primeiros contatos com a refeição fora de casa. Em outras palavras, terá contato com alimentos que até então não faziam parte das suas refeições.

Dessa forma, é preciso que pais e escola estejam empenhados em fazer com que a criança entenda a relação entre alimentação e saúde, desenvolvendo hábitos alimentares saudáveis.

Alimentação saudável

Uma alimentação saudável é aquela que supre, de forma adequada, todas as necessidades nutricionais diárias. Ela deve ser composta por alimentos naturais e nutritivos, livres de condimentos industrializados.

Vale salientar que isto não significa que uma criança não possa comer doces ou beber achocolatados, por exemplo. É claro que pode! Contudo, isto deve ser feito com moderação, dentro de uma rotina alimentar, com vitaminas e minerais necessários para uma vida saudável.

Como anda a alimentação do seu filho? Dúvidas? Entre em contato com a Dra. Ana Carolina!

AGENDE AGORA SUA CONSULTA