Somos seres sociáveis.
Desde a mais tenra infância aprendemos que fazemos parte de grupos, começando por nossa própria família.
Inclusive, a família, é nosso primeiro contato social. À medida que crescemos, essa noção se amplia, e passamos a ter contato com outras pessoas, nos mais variados contextos.
Afinal, o que é desenvolvimento social da criança?
Em suma, o desenvolvimento social da criança está ligado a um conjunto de técnicas que visam desvendar os aspectos emocionais, cognitivos e físicos da criança.
Ele é abordado entre a escola e a família, ajudando as crianças a lidarem com certos acontecimentos para melhorar suas habilidades e manter um bom convívio em sociedade.
Você sabia que este estímulo pode ser iniciado ainda na gestação?
Sim! O reconhecimento da voz dos pais, principalmente relacionado ao tom de voz, influenciará muito nos sentimentos da criança. Além disso, a escola ocupa papel fundamental na construção de um ser social.
Estar com outras pessoas é determinante para a formação completa de um indivíduo. São fases de aprendizados e muitas descobertas.
Desenvolvimento social prejudicado
A falta de um bom convívio social afeta diretamente a criança. Ela precisa ser estimulada em todos os sentidos. Entre eles estão os fatores psicológicos, afetivos e sociais, que estão presentes em todas as vivências com outros seres humanos.
Dessa forma, caso ocorra alguma falha em uma dessas áreas, todo o contexto pode sair prejudicado. Reflexos esses que podem ser observados até a fase adulta.
De modo geral, quando algo não está bem, a criança apresenta dificuldades de aprendizagem e de socialização, inibindo sua capacidade de se expressar e construir relacionamentos.
Habilidades trabalhadas no desenvolvimento social
Como dito anteriormente, o desenvolvimento social prepara o ser humano para o convívio com os outros. Existem algumas habilidades que precisam ser construídas para que essa relação seja efetiva. São elas:
- Respeito;
- Empatia;
- Trabalho em grupo;
- Comunicação.
Para mais informações sobre o desenvolvimento social dos pequenos, você pode entrar em contato com a Dra. Ana Carolina!