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Muitas vezes, o desenvolvimento infantil está relacionado a questões ligadas à garantia básica de sobrevivência: alimentação, vacinação, higiene, entre outras. Mas precisamos estar atentos, que seu conceito vai muito além disto apenas. É preciso trabalhar todos: físico, afetivo e cognitivo.

Todos nós, na infância, precisamos de afeto e estímulo para nos desenvolvermos bem emocionalmente e intelectualmente.

É preciso que exista uma interação agradável e positiva para ambos, família e bebê. Dessa forma, a promoção de um desenvolvimento infantil saudável funciona bem se tiver uma abordagem flexível, levando em conta o temperamento, estilo de aprendizagem, idade, etc. Ou seja, algo que estimule a curiosidade e aprendizado para toda a vida.

Estudos do psicólogo suiço Jean Piaget classificam o desenvolvimento infantil em quatro fases. Segundo ele, todo aprendizado se dá por diferentes fatores, como a influência do ambiente externo e a própria capacidade intelectual de se adaptar às situações e eventos nais quais é exposta.

São eles:

Primeira fase – Sensório motor

Nesta fase, os sentidos corporais estão sendo descobertos e os movimentos dos membros explorados com bastante intensidade. Portanto, é durante esta faixa de idade que a criança aprende a andar e descobre sabores, cheiros e texturas, além de ter consciência do corpo.

Segunda fase – Pré operatório

As comunicações tornam-se mais claras e objetivas, além de um desenvolvimento maior da criatividade. Aqui, é importante trabalhar habilidades como empatia e solidariedade.

Terceira fase – Operatório Concreto

Entre os 8 e 12 anos de idade, o raciocínio lógico é aperfeiçoado. A capacidade de solucionar problemas torna-se ainda mais efetiva.

Quarta fase – Operatório formal

O período operatório formal abrange aspectos sociais e emocionais. Contudo, de forma mais complexa, uma vez que o raciocínio lógico concreto já foi desenvolvido em fases anteriores.

Dessa forma, a criança consegue desenvolver uma linha de pensamento, elaborar hipóteses coesas, além de formar suas próprias opiniões sobre o que sabe e o que deduz.
Entre os principais pilares do desenvolvimento infantil estão:

Neuropsicomotor

Neuropsicomotor

O desenvolvimento neuropsicomotor é um processo no qual a criança, a partir de estímulos, adquire e desenvolve certas habilidades.

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Social

A importância do convívio social deve ser sempre destacada. É preciso que ela entenda até onde pode ir, sem atingir a liberdade do outro.

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Afetivo

A criação de laços familiares é fundamental para o desenvolvimento de uma criança. Quando ela entende que é importante, isso reflete de modo direto em suas ações.

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