Quando o bebê pode tomar água?
Postado em: 22/08/2022
A orientação tanto da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os bebês tomem água a partir dos seis meses de vida. Essa recomendação é a mesma para quem está amamentando exclusivamente e para quem segue a amamentação mista.
No entanto, em alguns casos, a introdução da água pode ser iniciada um pouco antes deste prazo por conta de necessidades específicas da criança, mas ela deve sempre ser feita com o aval do seu pediatra. Isso porque o leite materno supre todas as necessidades hídricas do bebê.
Após os seis meses, com a introdução das comidinhas, ocorre uma sobrecarga de proteínas e sais minerais, e o rim do pequeno precisará de mais água para trabalhar – assim como o intestino, para dessa forma evitar a constipação.
Com o tempo, as crianças ficam mais ativas e o consumo de líquidos se torna ainda mais importante, já que meninos e meninas perdem líquidos mais rapidamente e precisam beber uma boa dose de água para eliminar toxinas e realizar a digestão dos alimentos consumidos.
A quantidade varia conforme o peso do seu filho e o indicado é cerca de 100 ml de água por quilo da criança. A média gira em torno de 800 ml por dia. Entretanto, no início, quando o pequeno está começando a entrar em contato com a bebida, nem sempre consegue tomar tudo isso.
Quer saber mais sobre a saúde de seu filho? Consulte a Dra. Ana Carolina Pacheco Nekrycz, Pediatra e Pneumologista Infantil.