Atendimento
Segunda a sexta das 8h30 às 17h

Quando fazer exames de rotina em crianças?

Postado em: 12/09/2022

Os exames de rotina não são importantes apenas para os adultos. Desde o seu nascimento, a criança deve passar por check-ups para avaliar a sua saúde, mantendo um acompanhamento regular ao longo de toda a sua infância.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre os exames de rotina infantis e a periodicidade recomendada para levar o seu filho ao médico. Aproveite sua leitura!

quando-fazer-exame-rotina-em-criancas

O que são os exames de rotina para crianças?

Os exames de rotina são avaliações realizadas para analisar as condições de saúde de uma criança, verificando se há algo fora do esperado ou algum risco para o seu desenvolvimento. São analisadas questões como o metabolismo, as taxas de fero no sangue, as condições cardíacas e respiratórias e vários outros fatores, que influenciam diretamente no bem-estar do pequeno e em sua qualidade de vida depois de adulto.

 Os exames são fundamentais para a promoção de uma infância saudável e, mais do que isso, para um crescimento adequado e para as condições ao longo da vida. Quanto mais cedo uma demanda for identificada, mais fácil será o tratamento ou a adaptação da realidade da criança.

Quando fazer os exames de rotina em crianças?

Os exames devem ser realizados desde os primeiros dias da vida de um bebê, com o teste do pezinho, da orelhinha, do olhinho e do coraçãozinho, por exemplo. Esses testes apontarão alterações e possíveis condições clínicas a se acompanhar, garantindo o suporte necessário desde os momentos iniciais.

 Após a saída do hospital, a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) recomenda uma frequência de consultas conforme a idade do paciente. Confira; 

  • até 6 meses de idade, fazer consultas mensais;
  • até 18 meses de idade, consultas trimestrais;
  • dos 2 aos 4 anos de idade, consultas semestrais;
  • dos 5 aos 19 anos de idade, consultas anuais.

 Nesses atendimentos, o médico definirá os exames necessários conforme a avaliação feita no consultório. A primeira bateria de exames deve ser realizada com 1 ano de idade, averiguando as taxas de ferro, a urina e as fezes do paciente. Essa bateria deverá ser repetida aos 2 e aos 5 anos de idade, a menos que exista a necessidade de antecipá-la ou realizá-la com mais frequência.

Outras considerações

Crianças com certas condições clínicas precisam ser analisadas com maior frequência, demandando consultas pediátricas mais recorrentes. Assim, tenha atenção às orientações profissionais e às particularidades do seu filho, acompanhando o seu desenvolvimento motor, mental, físico, cognitivo e emocional.

 Para além das consultas com um pediatra, outros acompanhamentos importantes são: 

  • com um oftalmologista, com consultas anuais, começando entre os 5 e os 7 anos de idade;
  • com um odontopediatra, a partir do nascimento dos primeiros dentes de leite.

 Com esses cuidados, seu filho terá um acompanhamento completo e poderá aproveitar a infância da melhor forma possível. As consultas ainda contribuem para se atentar às vacinas e outros cuidados essenciais para a criança.

 Agora você já sabe quando fazer exames de rotina em crianças e porquê isso é tão importante. Conte com a Dra. Ana Carolina nessa jornada e agende uma consulta para o seu filho!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.