Quando devo me preocupar com a tosse do meu filho?
Postado em: 24/10/2022
É compreensível que os pais se preocupem com a tosse de seus filhos, com medo de haver algum problema com a saúde da criança. Esse sintoma, porém, nem sempre indica algo de errado, sendo um efeito muito comum no dia a dia dos pequenos.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre a tosse infantil e quando é preciso se preocupar. Tenha uma boa leitura!
O que é a tosse infantil?
A tosse é um mecanismo de defesa do nosso organismo, surgindo quando entramos em contato com agentes indesejáveis. A sua função é eliminar componentes tóxicos ou desconhecidos do corpo, mantendo a qualidade de vida e segurança.
O organismo infantil, porém, é muito mais sensível que o de um adulto, tornando a tosse mais frequente. Esse sintoma muitas vezes se trata, portanto, de uma reação simples a um estímulo do ambiente, que não causa grandes prejuízos e pode ser resolvido tranquilamente.
A tosse pode ser provocada, por exemplo:
- por mudanças de temperatura, que causam irritações e reações na criança;
- pelo tempo muito seco, que reduz a umidade do nariz e da garganta.
- pelo contato com poeira ou outras micropartículas no espaço.
Essas demandas podem ser facilmente solucionadas, por exemplo, com a adoção de umidificadores de ar, roupas apropriadas para a temperatura e limpeza do ambiente. Dessa maneira, não é preciso se preocupar ou levar a criança até o médico.
Quando se preocupar com a tosse do seu filho?
A tosse deve ser um motivo de preocupação quando vem acompanhada de alguns sinais. Confira!
Tempo de duração da tosse
Quando a criança tem apenas a tosse seca (sem estar acompanhada por outros sintomas) não é preciso levá-la ao médico na primeira semana do problema. Quando essa tosse passa de três semanas, porém, é importante procurar o pediatra, pois é preciso investigar o que está mantendo o sintoma, tomando cuidado para evitar que se torne uma tosse crônica.
Tosse acompanhada de outros sintomas
Quando a tosse aparece junto com outros sinais, é importante ter atenção. Para bebês com menos de três meses de idade, que apresentem vômito, calafrios ou febre acima de 39°, é necessário buscar um médico imediatamente. Para crianças entre os três e os doze meses de vida, com esses mesmos sintomas, os pais podem esperar até 24 horas para buscar um profissional.
Para além disso, dores no peito, tosse com sangue e mudanças no estado de disposição da criança também devem ser investigados o quanto antes. Eles podem sinalizar uma complicação mais grave, como a pneumonia, por exemplo.
Tosse com sons diferentes
Outra situação que demanda preocupação é quando a tosse vem acompanhada de algum ruído, como um assovio ou um chiado. Isso pode sinalizar que a criança engoliu algum objeto, que está prejudicando a sua respiração. Para além disso, alguns chiados também podem ser indicadores de asma.
Tosse com dificuldade para respirar
Para finalizar, buscar ajuda urgente é necessário quando a tosse vem acompanhada de problemas de respiração. Observe se a boca da criança mudou de cor (ficando azulada ou arroxeada), se a sua respiração está rápida e se ela está fazendo força para respirar. Em algumas situações pode ser necessário chamar uma ambulância.
A tosse é um sintoma comum que pode acompanhar questões simples ou mais complexas (que são mais raras de acontecer). Estar informado quanto às suas características é muito importante para fornecer os cuidados certos!
Espero ter ajudado a compreender a tosse do seu filho. Se ficou com alguma dúvida ou quer marcar uma consulta, não deixe de entrar em contato!