O que se passa na cabeça de um bebê?
Postado em: 19/10/2022
Quantas vezes você já se perguntou o que passa pela cabecinha do seu filho? Cientistas, pedagogos e outros especialistas em desenvolvimento infantil se colocam essa questão e, a cada ano, somam descobertas surpreendentes. Essas pesquisas desvendam a mente das crianças e dão pistas para você entender e estimular o seu pequeno.
ATÉ 3 MESES
Desde os primeiros dias, o bebê presta atenção em palavras e padrões de frases. Mesmo sem compreender o que é dito, em pouco tempo consegue captar o sentido de uma mensagem pelas entonações e expressões faciais que a acompanham. E logo estará respondendo a elas com uma comunicação não-verbal, que se estabelece por sorrisos e olhares quando os pais se aproximam, ou diante de um estímulo, como uma música.
DE 6 A 12 MESES
É nessa fase que surge uma compreensão dos sentimentos alheios. Por pura empatia, seu filho pode derramar lágrimas ao ver outro bebê chorando ou tentar consolar, à sua maneira, alguém que esteja triste.
Entre 8 e 10 meses, seu filho pronuncia monossílabos, como “mã” e “pá”, reconhece a própria imagem no espelho e compreende o significado de alguns gestos, como balançar a cabeça quando não quer alguma coisa e dar tchau. Ele está antenado em tudo que os pais fazem. Por isso, fique alerta aos exemplos que fornece e seja coerente ao impor limites.
DE 1 A 2 ANOS
Eles já têm senso de humor e se divertem com caretas e imitações. Por volta de 1 ano e meio, pronunciam algumas palavras completas, começam a criar frases curtas. Como anda o desenvolvimento cognitivo de seu filho? Faça uma avaliação com a Dra. Ana Carolina Pacheco Nekrycz, Pediatra e Pneumologista Infantil.