Meu bebê acorda muitas vezes para mamar à noite. Isso é normal?
Postado em: 05/10/2022
Nas primeiras semanas de vida, é natural e esperado que o bebê acorde sozinho várias vezes durante a noite para mamar. Isso porque os bebês comportam apenas um pequeno volume no seu estômago, que ainda é muito pequeno nessa idade, o que faz com que eles sintam fome em intervalos menores e acordem mais vezes.
A princípio, nas três primeiras semanas de vida, o recém-nascido pode ter risco de hipoglicemia se ficar muitas horas sem mamar, apesar de que nem sempre isso acontece. O ideal é que a amamentação seja em livre demanda, de forma a estabelecer o suprimento de leite adequado e garantir que seu bebê receba os nutrientes e calorias necessárias.
Conforme a criança cresce, a necessidade de mamar em intervalos pequenos vai diminuindo gradativamente. Não há nada de errado em um bebê dormir por mais horas seguidas e “pular” algumas mamadas durante a noite.
Se o problema continuar, é preciso saber porque o bebê está acordando à noite, se não tem nada incomodando, como problemas respiratórios, refluxos, cólicas, dentes nascendo. Se o pediatra olhar e disser que não há nada, é preciso colocar o bebê na rotina do sono, de dar banho, fazer massagem, para que ele durma bem.
A partir dos 6 meses, a criança já tem capacidade biológica de se manter dormindo a noite toda sem precisar ser alimentada.
Seu filho acorda várias vezes à noite? Consulte a Dra. Ana Carolina Pacheco Nekrycz, Pediatra e Pneumologista Infantil.