Atendimento
Segunda a sexta das 8h30 às 17h

Lavagem Nasal: como fazer em crianças?

Postado em: 13/02/2023

Fazer a Lavagem Nasal em crianças é importante hábito para sua saúde. Isso contribui para a prevenção de doenças e para a melhora da qualidade de vida, mas é preciso seguir os cuidados adequados.

No conteúdo de hoje você vai descobrir como fazer a lavagem nasal do seu filho e quais as vantagens dessa prática. Tenha uma boa leitura!

O que é a lavagem nasal?

A “LAVAGEM NASAL” é uma limpeza feita com soro fisiológico no nariz, com a intenção de prevenir infecções ou tratar obstruções já adquiridas. O nariz é a principal porta de entrada para vírus e outros agentes nocivos, devendo ser bem cuidado para evitar uma série de problemas de saúde.

A lavagem nasal costuma ser recomendada pelos pediatras quando a criança está resfriada ou gripada, por exemplo. Com a permissão do médico, no entanto, ela pode passar a ser feita no dia a dia do pequeno para protegê-lo e aumentar seu bem-estar.

Quais são as vantagens da lavagem nasal em crianças?

Entre as principais vantagens de tornar a lavagem nasal uma parte da rotina do seu filho, temos:

  • a prevenção de doenças respiratórias, como a rinite e a sinusite agudas;
  • a melhora da eficiência respiratória, com a redução da obstrução nasal;
  • o alívio de sintomas como dores de cabeça, causados pela obstrução nasal;
  • a melhora da qualidade do sono e da alimentação, que também ficam prejudicados pelo nariz obstruído.

Com todas essas contribuições, a lavagem nasal favorece uma vida mais saudável e o maior conforto da criança, permitindo que ela aproveite melhor suas atividades e tenha uma infância mais feliz!

 Como fazer a lavagem nasal em crianças?

Para que a lavagem nasal cumpra seus objetivos, é preciso realizá-la de forma adequada. Você pode colher orientações mais específicas com seu penteado de confiança, nós vamos passar um passo a passo geral para te ajudar. Confira:

  • sempre utilize soro fisiológico ao invés de água, mantendo-o em temperatura ambiente ou aquecendo-o para ficar morno. O soro gelado pode ser prejudicial para a saúde do nariz;
  • a cabeça da criança deve ficar um pouco inclinada para o lado na hora de injetar o soro, mas tome cuidado para não tombar demais, pois o líquido pode ir para o ouvido;
  • utilize uma seringa sem agulha e sem bico, para não correr riscos de ferir o nariz da criança;
  • não direcione a ponta da seringa para a parte de cima ou o centro do nariz, mas sim para a parte de fora. Assim, você também evita lesões;
  • não coloque muita pressão na hora de injetar o soro.

A lavagem nasal deve ser feita nas duas narinas, podendo ser repetida mais de uma vez ao dia. É importante ser carinhoso e paciente com a criança, contando com uma rede de apoio e com o aconselhamento do pediatra caso ela se mostre muito resistente ao processo.

O hábito da lavagem nasal também é interessante para os adultos. Assim, uma forma de incentivar o seu filho pode ser mostrar que você também realiza esse cuidado.

Aproveite essas dicas para investir na saúde do seu pequeno, principalmente em épocas mais frias ou quando o tempo estiver mais seco. Afinal, esses são os momentos mais propícios para pegar doenças respiratórias.

Agora você já sabe como fazer a lavagem nasal em crianças da forma adequada! Esperamos que tenha gostado das dicas e que passe a utilizá-las no seu dia a dia.

Para saber mais sobre como melhorar a saúde e a imunidade do seu filho, não deixe de marcar um horário com a Dra. Ana Carolina. Venha conversar e tirar todas as suas dúvidas!

Leia também:

Quais são as fases do aleitamento materno?

Quais as doenças comuns na primavera entre bebês e crianças?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.