Como saber se meu filho está com Asma ou Bronquite?

Postado em: 09/01/2023

Os problemas respiratórios são comuns em crianças, já que seu corpo e suas estruturas ainda estão em desenvolvimento. Isso nem sempre está ligado a um quadro de Asma ou de Bronquite, mas é importante reconhecer essas doenças.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre essas condições, seus sintomas e tratamentos. Tenha uma boa leitura!

O que é asma?

A asma é uma condição que torna as vias respiratórias e os brônquios mais estreitos e finos, dificultando a absorção adequada de ar. Essa condição pode ser hereditária ou ser causada por uma reação alérgica ou pela exposição à fumaça de cigarro e poluentes.

Os principais sintomas da asma

A asma tem sintomas distintos nos momentos de crise e nos momentos comuns. A doença apresenta, por exemplo:

• tosse persistente quando a pessoa ri ou quando está dormindo;
  • ruídos no peito ao respirar;
  • respiração acelerada, peso no peito e dificuldade para respirar (nos momentos de crise).

O que é bronquite?

A bronquite, por sua vez, é uma inflamação nos canais respiratórios (brônquios), que impede o fluxo adequado de ar. Essa informação pode ser causada por vírus e bactérias, podendo ser uma condição aguda ou crônica.

Os principais sintomas da bronquite

A bronquite apresenta sintomas bem parecidos com os da asma, sendo que os pais confundem com facilidade essas duas doenças. Os principais sinais de bronquite são:

• falta de ar;
  • chiados no peito;
  • tosse com muco;
  • secreção amarelada ou esverdeada;
  • febre;
  • coriza.

O que fazer se seu filho estiver com asma ou bronquite?

Quando a criança apresenta sintomas de asma ou de bronquite, o mais recomendado é procurar o seu pediatra. Alguns cuidados dessas doenças serão semelhantes, como a higienização de ambientes para reduzir a poeira e o ácaro, enquanto outros serão específicos, como a utilização da bombinha para asma.

Nos quadros crônicos pode ser recomendado que a criança faça atividades físicas que fortaleçam o sistema respiratório, como natação, por exemplo. É muito importante, ainda, protegê-la da exposição à fumaça de cigarros e manter o acompanhamento médico se ela mora em uma cidade com altos níveis de poluição.

O mais importante não é que os pais saibam diferenciar a asma da bronquite, inicialmente. O principal é identificar os sintomas de um problema respiratório e procurar ajuda para seu filho. O pediatra identificará a questão, explicando o quadro para os pais e orientando quanto aos cuidados necessários.

Agora você já conhece os principais sinais de “ASMA e BRONQUITE* em crianças, então está preparado para ajudar seu filho quando necessário. Ter um pediatra de confiança faz toda a diferença nesse momento, trazendo o conforto para os pais e o alívio para os pequenos. Conte com um médico com quem você e seu filho se sintam bem!

Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje! Se ainda tem alguma dúvida sobre a asma ou a bronquite infantil, não deixe de entrar em contato para agendar um horário com a Dra. Ana Carolina! Será um prazer te receber.