Como saber se meu filho está com Asma ou Bronquite?
Postado em: 09/01/2023
Os problemas respiratórios são comuns em crianças, já que seu corpo e suas estruturas ainda estão em desenvolvimento. Isso nem sempre está ligado a um quadro de Asma ou de Bronquite, mas é importante reconhecer essas doenças.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre essas condições, seus sintomas e tratamentos. Tenha uma boa leitura!
O que é asma?
A asma é uma condição que torna as vias respiratórias e os brônquios mais estreitos e finos, dificultando a absorção adequada de ar. Essa condição pode ser hereditária ou ser causada por uma reação alérgica ou pela exposição à fumaça de cigarro e poluentes.
Os principais sintomas da asma
A asma tem sintomas distintos nos momentos de crise e nos momentos comuns. A doença apresenta, por exemplo:
- tosse persistente quando a pessoa ri ou quando está dormindo;
- ruídos no peito ao respirar;
- respiração acelerada, peso no peito e dificuldade para respirar (nos momentos de crise).
O que é bronquite?
A bronquite, por sua vez, é uma inflamação nos canais respiratórios (brônquios), que impede o fluxo adequado de ar. Essa informação pode ser causada por vírus e bactérias, podendo ser uma condição aguda ou crônica.
Os principais sintomas da bronquite
A bronquite apresenta sintomas bem parecidos com os da asma, sendo que os pais confundem com facilidade essas duas doenças. Os principais sinais de bronquite são:
- falta de ar;
- chiados no peito;
- tosse com muco;
- secreção amarelada ou esverdeada;
- febre;
- coriza.
O que fazer se seu filho estiver com asma ou bronquite?
Quando a criança apresenta sintomas de asma ou de bronquite, o mais recomendado é procurar o seu pediatra. Alguns cuidados dessas doenças serão semelhantes, como a higienização de ambientes para reduzir a poeira e o ácaro, enquanto outros serão específicos, como a utilização da bombinha para asma.
Nos quadros crônicos pode ser recomendado que a criança faça atividades físicas que fortaleçam o sistema respiratório, como natação, por exemplo. É muito importante, ainda, protegê-la da exposição à fumaça de cigarros e manter o acompanhamento médico se ela mora em uma cidade com altos níveis de poluição.
O mais importante não é que os pais saibam diferenciar a asma da bronquite, inicialmente. O principal é identificar os sintomas de um problema respiratório e procurar ajuda para seu filho. O pediatra identificará a questão, explicando o quadro para os pais e orientando quanto aos cuidados necessários.
Agora você já conhece os principais sinais de “ASMA e BRONQUITE* em crianças, então está preparado para ajudar seu filho quando necessário. Ter um pediatra de confiança faz toda a diferença nesse momento, trazendo o conforto para os pais e o alívio para os pequenos. Conte com um médico com quem você e seu filho se sintam bem!
Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje! Se ainda tem alguma dúvida sobre a asma ou a bronquite infantil, não deixe de entrar em contato para agendar um horário com a Dra. Ana Carolina! Será um prazer te receber.
Leia também:
O que fazer quando a criança vomita após tomar remédio?
Como saber se meu filho está com pneumonia silenciosa?