Como diferenciar Gripe, Resfriado ou Covid-19 em Crianças?
Postado em: 06/02/2023
Diante de sintomas tão parecidos, muitos pais se perguntam como diferenciar Gripe, Resfriado ou Covid-19 em Crianças. É importante saber como cuidar dos pequenos e quando buscar ajuda profissional, garantindo a melhor proteção para seus filhos.
No conteúdo de hoje vamos mostrar essas diferenças e explicar quando é preciso levar a criança ao pediatra. Tenha uma boa leitura!
Como diferenciar gripe, resfriado e covid-19 em crianças?
A gripe, os resfriados e a covid-19 têm sintomas parecidos, mas são causados por vírus distintos e podem ter diversas intensidades. Quando os sintomas começam a se manifestar nas crianças, os pais logo se preocupam e se questionam sobre o tratamento adequado.
Para fazer essa diferenciação, é importante observar detalhes das doenças e considerar seu tempo de duração. Confira a seguir as características mais comuns de cada um desses quadros.
Gripe
Os principais sintomas da gripe são:
- febre alta;
- dor intensa no corpo;
- tosse;
- dor de garganta;
- coriza;
- obstrução nasal;
- cansaço físico.
Os quadros gripais podem durar mais que uma semana, tendo também a diarreia como um sintoma comum nos pequenos.
Resfriado
Os principais sintomas de resfriados são:
- coriza;
- dor de garganta;
- febre baixa;
- tosse;
- espirros.
Esses sinais se manifestam de forma mais leve que nos quadros gripais e costumam permanecer por menos tempo, durando cerca de 3 dias, aproximadamente.
Covid-19
A covid-19, por sua vez, tem sintomas como:
- febre alta;
- tosse seca;
- coriza;
- dor de cabeça;
- diarreia.
Os casos mais graves podem ser acompanhados de dificuldade para respirar, o que exige a busca imediata por um pronto socorro. Lábios secos e manchas avermelhadas na pele também podem ser sinais dessa doença.
Mesmo conhecendo, teoricamente, as diferenças entre esses quadros, pode ser difícil para os pais determinar o que a criança tem. Não se prenda, porém, à necessidade de definir um diagnóstico por conta própria: faça o teste de covid-19 três dias depois do aparecimento dos sintomas, cuide do seu pequeno e, se necessário, busque ajuda profissional.
Como cuidar da criança e quando levá-la ao médico?
Não é preciso levar a criança ao pediatra a qualquer sinal de gripe, resfriado ou covid-19. A ajuda médica deve ser procurada quando:
- o teste de covid deu positivo e seu filho faz parte de algum grupo de risco;
- a febre permanece acima dos 38 graus, durante mais de três dias (ou imediatamente, se o bebê tiver menos de 3 meses de idade);
- há mudanças bruscas de temperatura em quadros febris;
- a criança demonstra dificuldade para respirar (devendo ser levada ao pronto socorro);
- a criança demonstra fadiga excessiva em atividades triviais;
- a gripe permanece por mais de uma semana.
Em outras situações, é possível adotar cuidados em casa. Algumas das principais dicas são:
- cuide bem da hidratação do seu filho, com água e sucos naturais;
- faça a lavagem nasal com soro fisiológico;
- invista em uma boa alimentação;
- utilize umidificadores de ambiente;
- oriente que a criança faça repouso.
Se ficar com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com o pediatra de sua confiança. Nunca medique a criança sem receber orientações médicas. É melhor conversar com o profissional para evitar problemas para o seu filho.
Como você pode perceber, o mais importante não é diferenciar por conta própria gripe, resfriado ou covid-19 em crianças. O melhor é saber quando buscar ajuda profissional e como cuidar do seu filho nesses momentos. Não deixe de fazer o teste de covid, porém, para poder ficar mais atento aos sinais.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Para marcar uma consulta com a Dra. Ana Carolina, não deixe de entrar em contato!
Leia também:
Ritual do sono: 5 passos para criar um
Excesso de frio dá resfriado em bebê?