Chupeta: dicas de como conduzir o processo de retirada
Postado em: 21/12/2022
Você sabe Como Retirar Chupetas das Crianças? Esse é um processo muito importante, que pode trazer muitas dúvidas para os pais.
No conteúdo de hoje você vai conferir dicas para fazer essa transição de forma leve e positiva para o pequeno. Tenha uma boa leitura!
Quando retirar chupetas das crianças?
É indicado que a criança pare de usar chupetas entre um e três anos de idade, para não prejudicar sua formação dentária e para começar a trabalhar questões emocionais. A retirada da chupeta está ligada aos sentimentos de separação e de mudanças, sendo um processo extremamente importante para o desenvolvimento emocional.
É por esse mesmo motivo que os pais devem tomar cuidado e fazer a transição com respeito e carinho. Os acontecimentos da infância fazem toda a diferença para a personalidade e a forma como o indivíduo lida com a vida. A seguir, você confere algumas dicas de como retirar chupetas!
Como retirar chupetas?
Existem alguns recursos que tornam a retirada da chupeta mais fácil para a criança e para os pais. Confira as seguintes dicas!
Explique porquê a chupeta será retirada
É importante que os pais trabalhem a comunicação com a criança, explicando o motivo dessa transição e não somente proibindo o uso da chupeta. Ter diálogos saudáveis, com uma linguagem que o pequeno entenda, é interessante para os vínculos de pais e filhos e para a forma da criança compreender regras e colocá-las em prática, sem revoltas ou sentimentos tão negativos.
Reduza o uso da chupeta aos poucos
É interessante que a transição seja feita aos pouquinhos, para que seja mais fácil de a criança se acostumar e lidar com mais leveza com a mudança. Você pode definir horários de uso da chupeta, por exemplo, ou avisar a criança que você vai retirar o objeto quando ela dormir.
Deixe a criança participar do processo
A criança terá mais facilidade de retirar a chupeta se ela participar do processo. O pequeno pode ajudar a escolher um local para guardar o objeto, por exemplo, ou pode pegá-lo de volta durante a noite, se precisar.
Não faça comparações
Cada pessoa tem seu tempo para lidar com as etapas e os processos da vida, e isso deve ser respeitado para um melhor desenvolvimento emocional. Assim, não compare a criança com amiguinhos que já retiraram a chupeta, com quem teve mais facilidade ou se comportou “melhor” durante o processo.
Envolva outras pessoas
As babás e as outras pessoas da casa também devem contribuir para a retirada da chupeta, incentivando a criança e ajudando a manter os horários definidos pelos pais. Indique a melhor forma de se comunicar com o pequeno e peça que todos apoiem essa fase de transição.
Agora você já sabe como retirar chupetas de crianças! Com essas dicas, o processo fica mais fácil e até mais divertido.
Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Se você ficou com alguma dúvida, agende um horário com a Dra. Ana e venha conversar!
Leia também:
Ritual do sono: 5 passos para criar um
Como dar limite de telas para crianças?