Atendimento
Segunda a sexta das 8h30 às 17h

Bem-vindo ao blog da Dra. Ana Carolina Pacheco

Postado em: 02/12/2021

Você já ouviu falar em puericultura?

Você já deve ter ouvido falar em pediatria. E muito provavelmente deve ter sido acompanhado por um pediatra na infância. A puericultura é uma especialidade médica dentro da pediatria, que leva em conta todos os aspectos da vida de uma criança: sua família, o ambiente em que vive, ou seja, uma análise bio-psico-sócio-cultural.

É um trabalho desenvolvido entre o nascimento até os 18 anos, e se difere da consulta tradicional com o pediatra, que geralmente envolve a queixa de algum problema específico. A puericultura se destina a avaliação completa do paciente, desde algo simples, como o peso, até o desenvolvimento psicomotor e sexualidade!

Bem-vindo ao blog da Dra. Ana Carolina Pacheco

Quais são as abordagens da puericultura?

A puericultura já começa sua atuação antes do nascimento do bebê, nas consultas pré-natal. Nelas, a mãe acompanha o desenvolvimento e crescimento do feto, e passa também por exames, para monitorar o próprio estado de saúde.

É nesta fase que a mãe também recebe as primeiras recomendações em relação a amamentação, com dicas de como amamentar, o que fazer em caso de problemas nos seios, etc. 

O leite materno, inclusive, é fundamental nos dois primeiros anos de vida, já que ocorre um fortalecimento de todo o sistema imunológico do bebê. Outro fator fundamental, que faz parte da abordagem da puericultura, é a vacinação.

Todas as mães recebem instruções sobre o calendário de vacina e sua importância.

A frequência de visitas diminui conforme a criança cresce, e nunca deve ser abandonada! O acompanhamento deve ser mantido de forma regular, o que garante a prevenção e identificação precoces de problemas que podem aparecer nesta fase.

Aqui, no meu blog, discutiremos diversos assuntos relacionados à minha especialidade e que podem ser esclarecedores para você! Isso, com o respaldo de uma agência de marketing médico, que me permite tratar de assuntos mais sérios de uma forma transparente e compreensível.

Antes de qualquer coisa, seja bem-vindo! Estamos felizes que esteja aqui!

Qualquer dúvida, é só entrar em contato com a Dra. Ana Carolina Pacheco!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.