Atendimento
Segunda a sexta das 8h30 às 17h

Amamentar durante a gestação é possível?

Postado em: 23/07/2022

Essa é uma dúvida muito comum entre as mulheres. A ideia de amentar durante a gestação traz algumas inseguranças e preocupações para as mães, o que se amplia ainda mais quando são escutadas opiniões leigas e divergentes sobre o assunto. Para trazer mais confiança e tranquilidade para você, no conteúdo de hoje vou explicar tudo a respeito da Lacto Gestação: a amamentação na gravidez! Continue sua leitura e saiba mais.

amamentar-durante-a-gestacao-e-possivel

Quem não deve amamentar durante a gravidez?

A amamentação na gestação é permitida para a maioria das mulheres, não apresentando nenhum risco ou prejuízo para a gravidez atual. Existem algumas situações, porém, em que a Lacto Gestação não pode ser efetuada. São elas:

  • casos em que a mulher tem histórico de parto prematuro;
  • gestações de risco – em que existe alguma má formação ou algum perigo para a mãe ou o bebê;
  • gestações de gêmeos, pois as chances de um parto prematuro já são aumentadas.

É fundamental que a mulher se consulte com um obstetra para avaliar sua situação. O profissional avaliará as particularidades do seu histórico e gestação, orientando a respeito da possibilidade da Lacto Gestação e os cuidados a se tomar.

Como funciona a amamentação depois da gravidez?

Outra dúvida muito comum é a respeito da alimentação dos dois bebês, nos casos em que a criança mais velha ainda não parou de amamentar. A mulher pode, sim, manter a amamentação de ambos os filhos, aproveitando esse momento para se conectar e relaxar. Esse processo recebe a denominação de amamentação tandem, na qual o aleitamento é feito com duas crianças de idades diferentes. 

Quais são os cuidados a se tomar para a Lacto Gestação?

Para amamentar durante uma gestação é fundamental, mais do que em qualquer outro momento, que a mulher cuide bem de si mesma e da sua saúde, mantendo uma boa alimentação e eliminando hábitos negativos. A mãe estará providenciando a nutrição de três pessoas ao mesmo tempo: a sua própria, a do filho que já nasceu e a do bebê que nascerá. Assim, invista em uma dieta balanceada – consuma verduras, legumes, frutas e carnes magras, por exemplo – e evite ultraprocessados, gorduras e açúcar em excesso. As bebidas alcoólicas e o tabagismo também devem ser renunciados. Para uma dieta mais alinhada com você e com suas particularidades, pode ser interessante procurar por uma avaliação nutricional. 

Quais são os cuidados a se tomar na amamentação tandem? 

Para finalizar, vale falar de alguns cuidados após o final da gestação. A mulher poderá amamentar os dois filhos, como explicado anteriormente, mas deverá priorizar o recém-nascido, pois quanto mais novo for o bebê, mais o leite materno será importante para o seu desenvolvimento. Assim, fique atenta a essa questão e – se por alguma razão não puder fazer as duas amamentações – dê prioridade ao bebê menor.

A etapa de Lacto Gestação e a chegada de um novo bebê traz várias transformações e adaptações para a mulher. Contar com uma parceria e com boa uma rede de apoio, portanto, faz toda a diferença nessa ocasião, assim como um bom profissional. Se você quer maiores orientações sobre amamentar durante a gravidez ou algum tema relacionado, não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.