10 benefícios da amamentação para mãe e filho
Postado em: 12/07/2022
Os benefícios da amamentação – tanto para a mãe quanto para o bebê – vêm ganhando cada vez mais visibilidade. As campanhas como o Agosto Dourado visam conscientizar a população e criar melhores condições para essa prática, dando apoio às mulheres e construindo conexões. No conteúdo de hoje vou apresentar 10 das vantagens da amamentação para mãe e filho, para que você também possa se engajar nessa causa ou tomar suas decisões pessoais. Continue sua leitura e saiba mais!
1. Nutrição completa para o bebê
O leite materno atende a todas as necessidades de um bebê. Ele pode ser a sua fonte exclusiva de alimentação até os 6 meses de idade, quando começarão a ser introduzidos a água e outros líquidos na sua nutrição. Todos os anticorpos, proteínas e demais nutrientes estarão contemplados nesse leite, contribuindo para o sistema imunológico e a saúde do recém-nascido de modo geral.
2. Desenvolvimento da musculatura facial
Os movimentos de sucção, realizados na amamentação, contribuem para os músculos faciais e para a formação dental do bebê. Eles favorecem a fala – com o passar dos anos – e os movimentos de deglutição.
3. Bem-estar do bebê
O leite materno tem uma ótima digestão, apresentando benefícios para as funções intestinais. Ele reduz a quantidade de cólicas do recém-nascido, as diarreias e a prisão de ventre, proporcionando um maior bem-estar e conforto ao bebê.
4. Aceitação alimentar
O leite materno traz os sabores dos alimentos presentes nas refeições da mãe, de modo que o bebê já começa a se acostumar antes mesmo de provar os ingredientes em si. Isso facilita sua aceitação alimentar posterior e a implementação de uma dieta balanceada no seu futuro.
5. Estímulo de contrações uterinas
O ato de amamentar provoca contrações uterinas e isso facilita o retorno do órgão ao seu tamanho original, de antes dagestação. Essa agilidade evita hemorragias e previne que a mãe tenha anemia pela perda sanguínea.
6. Prevenção de doenças
A amamentação ainda favorece a prevenção de doenças como o câncer de mama, câncer de ovário e câncer do endométrio para a mãe, além da diabetes, da osteoporose e de problemas cardiovasculares. Assim, seus benefícios se estendem a longo prazo e favorecem a qualidade de vida da mulher até na terceira idade. Para o bebê, por sua vez, são evitadas alergias, contaminações e até doenças mais graves, já que o leite materno oferece o máximo de proteção
7. Complemento para a contracepção
A amamentação inibe a ovulação, especialmente nos meses iniciais. Isso não significa que ela impedirá uma gravidez, mas que pode complementar os métodos contraceptivos, reduzindo ainda mais as chances de engravidar. Lembre-se: ainda será necessário utilizar outros meios de prevenção!
8 Otimização da rotina
A amamentação também permite otimizar o tempo no dia a dia, não demandando o trabalho de lavar mamadeiras, por exemplo. Além disso, ela diminui as perdas sanguíneas que a mulher sofre após o parto e evita os incômodos do sangue excessivo, reduzindo a troca de absorventes constantemente.
9 Benefícios financeiros
A amamentação exclusiva com o leite materno dispensa a compra de mamadeiras e fórmulas, entre outros produtos relacionados, o que faz grande diferença para o orçamento familiar. A mulher pode redirecionar seu planejamento financeiro e fazer outros investimentos para si mesma ou para o bebê.
10. Vínculo emocional
A hora de amamentar é um momento íntimo, de troca e de confiança entre a mãe e o filho. Esse momento contribui para o vínculo emocional e a conexão afetiva com o recém-nascido, além de trazer alegria e relaxamento para a mulher.
Agora você conhece os 10 benefícios da amamentação para mãe e filho! Não deixe de agendar uma consulta com a Dra. Ana Carolina para acompanhar a saúde do seu bebê!