Ritual do sono: 5 passos para criar um
Postado em: 26/09/2022
Um ritual do sono é uma sequência de atividades executadas para preparar o bebê para dormir, facilitando a durabilidade e a qualidade do seu sono — e consequentemente contribuindo para o sono dos pais. Essas atividades podem ser simples e personalizadas, contanto que cumpram o objetivo de promover uma boa noite para o bebê.
No conteúdo de hoje vou te mostrar 5 estratégias para criar o seu ritual do sono. Continue a leitura e aproveite!
1. Observe a sua rotina
O ritual do sono deve ser um momento tranquilo e prazeroso, que não prejudique a rotina dos pais ou das outras pessoas da casa. Perceba quanto tempo você tem disponível em cada dia da semana e planeje-se com base na sua realidade!
Apenas 30 minutos já podem ser suficientes para um bom ritual. O mais importante é que você consiga repetir essas atividades todos os dias — para que o bebê se acostume —, sem que isso se torne algo pesado na sua rotina.
2. Desacelere o ritmo do ambiente
O objetivo do ritual é que o bebê perceba que está chegando a hora de dormir, entrando aos pouquinhos em um ritmo mais tranquilo e se desconectando dos estímulos do dia a dia. Assim, é fundamental desacelerar o ritmo da casa e criar um ambiente propício para o relaxamento.
Use um tom de voz mais baixo para falar, reduza sons e outros ruídos do ambiente. Vá diminuindo as luzes do quarto e, se possível, utilize uma iluminação indireta com cores quentes até poder deixar o cômodo no escuro total.
3. Faça atividades que funcionam na sua realidade
Muitos pais ficam na dúvida sobre as melhores atividades para compor o ritual do sono. Dar um banho relaxante e massagear o bebê, cantar uma música de ninar ou contar uma historinha, entre outras práticas, são algumas das opções mais conhecidas e recomendadas por aí.
O mais importante, porém, é fazer o que funciona para você e para o seu bebê. Além de respeitar a sua própria rotina, perceba o que a criança gosta de fazer, o que a faz ficar agitada e o que a deixa mais tranquila. Não é preciso dar um banho se isso funcionar melhor em outro momento do dia, por exemplo.
4. Permita-se fazer adaptações
Como foi comentado no primeiro tópico, a repetição é importante para que a criança se condicione e o ritual passe a funcionar. É compreensível, porém, que nem todos os dias sejam iguais ou permitam a mesma dedicação de tempo, demandando uma adaptação.
Permita-se ser flexível e sinalize para a criança que alguma coisa vai mudar. Acolha os imprevistos e aceite mudar os planos se precisar!
5. Adapte o ritual à idade da criança
Para finalizar, vale lembrar que, quanto mais velha for a criança, mais difícil será para ela se desconectar das atividades diárias, sendo é importante adequar o ritual a essas necessidades. Pode ser importante contar uma historinha maior ou mesmo promover uma brincadeira tranquila antes de adormecer, por exemplo.
Essas foram as dicas de hoje para criar um ritual do sono! Espero que tenha gostado