O pré-natal é um período de cuidado para todas as gestantes. Consiste na realização de exames periódicos, vacinas e ultrassonografias, indispensáveis nesta fase. Seu principal objetivo é garantir uma gestação saudável, para mãe e para o bebê, além de diagnosticar possíveis complicações de forma precoce, permitindo ação rápida.
Vale salientar que não se trata de um processo apenas de saúde física, mas também com parte social e psicológico, podendo ser incluídos muitos outros profissionais, como psicólogos e nutricionistas.
Quando deve-se iniciar o pré-natal?
Recomenda-se que o pré-natal comece antes mesmo da mulher engravidar, ou seja, quando se inicia o desejo de ter um filho. Assim, a futura mãe passa por consultas e orientações pré-concepcionais.
Nelas, o médico tira todas as dúvidas sobre os hábitos da gestante, dá dicas de como manter o controle do peso, e também descobre quais medicamentos podem ser mantidos durante a futura gravidez.
Exames de sangue também exercem um papel fundamental, pois dão informações para diagnóstico e monitoramento de doenças e infecções, com o objetivo de tratá-las antes da gestação.
Quais os exames realizados no pré natal?
Durante as consultas pré-natal o médico avalia se a gestação é de alto ou baixo risco, identifica doenças cardíacas, diabetes e desnutrição. A partir desta avaliação inicial, ele indica medidas para diminuir os riscos da gestação, promovendo a saúde da mulher e do bebê.
Para que isto seja possível, existem alguns exames primordiais. São eles:
- Hemograma completo;
- Dosagem de hemoglobina;
- Ultrassonografia;
- Urina, para verificação de infecção urinária;
- Sorologia para rubéola;
- Sorologia para toxoplasmose.
Pré-natal em gravidez de alto risco
Quando a gravidez é considerada de alto risco, a paciente precisa de um acompanhamento ainda mais próximo, com a realização de exames específicos, dependendo de cada situação, além de consultas com maior frequência.
Qualquer dúvida sobre o pré-natal, você pode entrar em contato com a Dra. Ana Carolina!