Dicas para uma boa rotina de sono na puericultura
Postado em: 17/04/2023
Ter boa noite de sono é indispensável para a saúde desde os primeiros meses de vida. Para os pequenos, dormir bem é ainda mais essencial: segundo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Houston, no Texas (Estados Unidos), o sono inadequado em crianças pode afetar seu desenvolvimento emocional futuro e dificultar suas relações com os outros.
Nesse processo, ao colocar o bebê para dormir, vários cuidados devem ser seguidos para garantir um sono tranquilo, seguro e de qualidade. Para guiar os pais nesse processo, a Academia Americana de Pediatria (AAP) recentemente publicou uma atualização de suas diretrizes para uma melhor segurança no sono do bebê. A instituição segue reforçando a importância de que os pequenos sejam colocados para dormir de costas, com a barriga para cima, e em um berço perto dos pais.
A AAP também enfatiza a orientação de não usar a cama compartilhada em nenhuma circunstância, dentre outras recomendações. Confira algumas:
1 – Capriche na rotina
Para o bebê, o mundo todo é uma descoberta permanente e a rotina dá segurança para a criança, pois através da repetição ela consegue identificar o que acontecerá em seguida e, assim, fica mais tranquila. Procure manter os mesmos horários para sonecas, mamadas e refeições, caso a criança já coma papinhas ou outros alimentos. À noite, siga a mesma sequência diariamente para o ritual de sono, com ações mais tranquilas e que vão preparar o bebê para dormir.
2 – Certifique-se que a criança está confortável
Para dormir bem, o pequeno precisa estar com a fralda seca, de barriguinha cheia e vestido com roupas adequadas. Se a criança estiver com frio ou calor, isso vai deixá-la impaciente. Para escolher a roupa de dormir, leve em consideração a temperatura do quarto. Outra dica é vestir seu filho em camadas, isto é, com peças que vão se sobrepondo. Fica mais fácil adicionar ou tirar peças. Não esqueça de equilibrar as peças de roupa com o saco de dormir
3 – Deixe claro a diferença entre dia e noite
Quando os bebês nascem, eles não são regulados com um ciclo de 24h, dividido pelo dia e pela noite. Os pais devem ajudá-los a entender essa primeira rotina que gira o mundo! Isso pode ser feito a partir das primeiras semanas de vida, embora leve um pouquinho de tempo até a criança começar a assimilar. Durante as sonecas diurnas, deixe o quarto mais claro, com luz natural, e mantenha as atividades da casa normalmente, sem preocupação com silêncio absoluto. Deixe a criança dormir com roupa normal, sem colocar pijama. Já para o sono noturno, prepare o quarto escuro e procure favorecer um ambiente mais silencioso. Isso vai ajudar o seu bebê a estabelecer seu ciclo circadiano, o ciclo de 24h, liberando os hormônios do sono na hora certa!
4- Banho e carinho antes do sono do bebê
Um banho quentinho ou morno antes de dormir relaxa o bebê. Se puder, aplique algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda na roupa de cama do bebê ou no difusor de ambiente. A lavanda possui propriedades calmantes que estimulam um sono reparador. Ler histórias, cantar músicas calmas, dar carinho em forma de massagem também ajuda o bebê a cair rapidamente no sono. Faça movimentos leves e circulares pelo corpo, de preferência antes de amamentar para evitar o refluxo.
5 – Prepare o ambiente
Para um sono noturno tranquilo, o ambiente precisa estar confortável para o bebê. O quarto deve estar escuro (mas pode deixar uma luz baixinha para você enxergar no meio da noite), em uma temperatura agradável, de 20°C no inverno e perto de 22°C no verão, e sem estímulos visuais e sonoros. No berço, evite qualquer brinquedo ou bichinho de pelúcia. Para segurança do pequeno, é recomendável uma caminha sem protetores de berço, travesseiros e cobertas, pelo risco de asfixia.
6 – Acostume o bebê a dormir sozinho
Evite associações ao sono, como colo, amamentação e embalo. Quando a criança se acostuma a dormir de determinada maneira, fica mais difícil mudar o hábito. Por isso, desde os primeiros meses de vida estimule o pequeno a pegar no sono por conta própria. Mas como fazer isso? Após o ritual de sono, faça um carinho no seu bebê e deixe-o sem culpa no berço (se não estiver chorando). Depois de brincar um pouco, ele vai dormir. É uma aprendizagem progressiva e, com o passar do tempo, seu filho irá tranquilo para o berço logo após o ritual do sono.
7 – Evite estímulos quando o bebê acordar de madrugada
Quando o bebê acordar, evite ligar a luz, fazer barulho ou mudar a temperatura do ambiente. Se precisar amamentar ou trocar a fralda do pequeno, faça isso de forma calma e evite ao máximo qualquer estímulo que possa despertar o seu filho. Quando o bebê chorar, espere alguns instantes para ter certeza que ele precisará de atenção. Algumas vezes as crianças choram um pouco, mas só porque estão com o sono agitado, voltando a dormir logo em seguida por conta própria. Se ele despertar mesmo ou sentir algum incômodo, estará se mexendo todo e terá os olhos bem abertos.
Seu filho dorme bem à noite? Cuide bem do sono e da saúde de seu filho, agende uma consulta com a Dra. Ana Carolina Pacheco Nekrycz, Pediatra e Pneumologista Infantil.
Leia também:
Meu bebê acorda muitas vezes para mamar à noite. Isso é normal?