Atendimento
Segunda a sexta das 8h30 às 17h

Dicas para cuidar da higiene do recém-nascido

Postado em: 15/02/2023

Os cuidados com o recém-nascido podem ser um desafio e tanto, em especial para quem é pai ou mãe de primeira viagem. Por isso, reunimos seis dicas para manter o bebê limpinho e de forma segura. Confira!

1. Banho: a água deve ser próxima a 37°C, e deve durar de 5 a 10 minutos. Não precisa ser diário: três vezes por semana é suficiente. Use produtos próprios para bebês, sem perfume.

2. Unhas: as unhas do recém-nascido são mais finas e flexíveis, deixando o corte mais difícil. Prefira lixas, tesouras de ponta arredondada ou cortadores específicos para bebês. Evite cortá-las muito curtas ou arredondar as laterais.

3. Olhos: se não houver secreção, não há necessidade de limpar. Quando precisar, vale umedecer um pedaço de algodão com água ou uma haste flexível e passar no canto do olho. 

4. Nariz: só limpe quando perceber que há sujeira. Hastes flexíveis podem ser usadas, mas apenas na parte externa da narina. A lavagem nasal deve ser indicada pelo pediatra.

5. Orelha: os ouvidos do recém-nascido são muito delicados e o uso de hastes flexíveis deve ser evitado. Limpe apenas a parte externa, sempre com muito cuidado. Faça isso usando a ponta da toalha, logo após o banho.

6. Fralda: primeiro, tire o excesso de xixi ou cocô, usando algodão com água morna. Seque com uma toalha macia. Só então aplique o creme contra assaduras.Agende uma consulta com a Dra. Ana Carolina Pacheco Nekrycz, Pediatra e Pneumologista Infantil.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.