Excesso de frio dá resfriado em bebê?
Postado em: 30/01/2023
A ideia de que tomar friagem causa resfriado é passada por gerações. No entanto, gripes e resfriados são causados por vírus. O que costuma gerar essa associação é que o frio pode agravar as alergias e facilitar o surgimento de doenças respiratórias.
Isso acontece porque os alérgenos causadores da rinite estão mais ativos principalmente no inverno. Existem vários fatores de risco para a crise alérgica: as mudanças bruscas de temperatura, o ar seco e frio, o aumento da poluição e aquele casaco que só sai do armário eventualmente para uso, sem passar por uma higienização adequada.
Além disso, neste período, ficamos aglomerados em lugares fechados, facilitamos o contato e a transmissão de vírus, especialmente no caso de gripes e resfriados. Ambas as enfermidades são transmitidas por meio de gotículas contaminadas que são eliminadas pelo espirro, tosse ou até mesmo ao falar.
Para proteger o seu filho é importante manter o ambiente arejado, incentivá-lo a beber água, fazer exercícios físicos e ingerir alimentos ricos em vitamina C. Essas medidas ajudam a prevenir as doenças de inverno.
Aquele conselho de mãe para não esquecer o casaco também pode ser útil. Ele protege o corpo do choque térmico quando a criança entra em contato com o ar frio. Dessa forma, ameniza a queda da imunidade e ajuda na prevenção das doenças respiratórias. Seu filho vive resfriado? A Dra. Ana Carolina Pacheco Nekrycz é Pediatra e Pneumologista Infantil.