Quais as doenças comuns na primavera entre bebês e crianças?
Postado em: 16/01/2023
A primavera é uma linda estação do ano, que traz um clima agradável e cenários belíssimos para as crianças brincarem. Esse período também facilita, porém, o surgimento de algumas doenças e crises alérgicas, sendo importante ter atenção.
No conteúdo de hoje você vai conhecer algumas das doenças mais comuns na primavera entre bebês e crianças. Tenha uma boa leitura!
Quais são as doenças mais comuns na primavera?
A primavera favorece os quadros de doenças alérgicas, devido ao aumento de pólen que se espalha pelos ambientes. Confira alguns dos quadros mais comuns.
Rinite alérgica
A rinite é uma inflamação na mucosa nasal, que traz sintomas como a coriza, a dificuldade para respirar, os olhos avermelhados e a coceira nos olhos. Ela pode ser acompanhada, inclusive, por um quadro de conjuntivite alérgica.
Conjuntiv alergica
A conjuntivite é uma inflamação nos olhos na qual uma membrana reveste o interior da pálpebra, trazendo algumas complicações. Ela pode levar à hipersensibilidade à luz, por exemplo, e prejudicar a visão.
Asma alérgica
A asma é uma inflamação nas vias respiratórias (brônquios), tornando-os mais afinados e estreitos. Ela dificulta a passagem adequada do ar e causa sintomas como a dificuldade para respirar, o chiado no peito e a tosse persistente.
Catapora
A catapora é uma infecção que causa erupções na pele, podendo ser acompanhada de febre, coceira e mal-estar. A doença pode atingir as crianças apenas uma vez na vida, mas continua sendo importante tomar cuidado para evitá-la.
O que fazer para evitar as doenças mais comuns na primavera entre bebês e crianças?
Alguns cuidados são importantes para prevenir e tratar as crises de doenças alérgicas. Confira algumas medidas que podem ser adotadas.
Higienização dos ambientes
Os ambientes devem ser mantidos bem arejados para evitar o acúmulo de pólen, poeira e outros alérgenos. Se seu filho já tem alergia, é importante evitar o uso de tapetes e cortinas que acumulam esses componentes, trocando com frequência as roupas de cama e deixando bichos de pelúcia em sacos plásticos.
Uso de medicações
Cada doença tem suas medicações a serem utilizadas, sendo muito importante consultar um profissional antes de utilizar qualquer medicamento. A conjuntivite, por exemplo, pode ser tratada com colírios específicos, enquanto a catapora pede o uso de antitérmicos e analgésicos.
Limpeza da pele e lavagem nasal
As crianças com catapora devem ter a ajuda dos pais para lavar bem a pele com água e sabão, tomando cuidado para não arrancar as casquinhas das feridas ou coçar as erupções. As crianças com alergias respiratórias, por sua vez, devem manter a lavagem nasal com uma boa frequência durante o dia e à noite, utilizando soro fisiológico.
Agora você conhece as “DOENÇAS MAIS COMUNS NA PRIMAVERA ENTRE BEBÊS E CRIANÇAS”, assim como os cuidados para evitá-las e tratá-las. Proteja seu filho para aproveitar melhor essa época do ano!
Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Se ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato e agendar um horário com a Dra. Ana Carolina!
Leia também:
O que fazer quando a criança não quer comer um certo alimento?
Por que a rotina é tão importante para a criança?