O Que Fazer Quando a Criança não quer Comer um Certo Alimento?
Postado em: 25/11/2022
Incentivar uma alimentação saudável para os pequenos é um cuidado fundamental, mas O Que Fazer Quando a Criança Não Quer Comer um Certo Alimento? Muitos pais têm dificuldade para lidar com esse tipo de situação, então no conteúdo de hoje decidi ajudar!
Continue a sua leitura e confira as melhores dicas para estabelecer uma alimentação saudável na infância. Vamos lá?
O que os pais devem saber sobre a alimentação na infância?
É importante começar a estimular bons hábitos alimentares desde os primeiros anos de vida, para que a criança cresça mais saudável e seja mais fácil manter esses hábitos a longo da vida. Quando o pequeno se acostuma com o consumo frequente de doces, biscoitos e refrigerantes, ele se torna mais resistente aos alimentos adequados.
A resistência para se alimentar na infância pode estar relacionada com diferentes fatores, além dos maus hábitos. Se a criança tem dificuldades para comer de um modo geral, isso pode estar ligado a:
- traumas em relação à comida;
- questões emocionais;
- problemas gastrointestinais;
- distúrbios alimentares.
Assim, se você perceber comportamentos estranhos ou um desafio muito grande, procure a ajuda de um profissional para identificar o que está acontecendo. Quando as dificuldades estão ligadas aos maus hábitos, existem algumas dicas que podem te ajudar.
O que fazer quando a criança não quer comer um certo alimento?
A mudança de hábitos na alimentação infantil deve ser feita com paciência e carinho, com algumas ações no dia a dia. Confira as dicas a seguir!
Crie pratos divertidos
As crianças respondem melhor aos hábitos quando eles envolvem um lado lúdico e divertido, o que não seria diferente com alimentação. Assim, crie pratos coloridos e diversificados. Forme desenhos com a comida e deixe as refeições mais prazerosas e cativantes.
Envolva as crianças no preparo da refeição
Outra forma de estimular as crianças e deixar que elas participem da construção do novo hábito, ao invés de somente impor ou “forçar”. Leve o seu filho para fazer compras e o deixe escolher as frutas e vegetais, por exemplo, criando um momento divertido e amoroso.
Permita que a criança participe também do preparo do prato, estando presente na cozinha de uma forma segura. Tudo isso a deixará mais animada para experimentar o resultado final!
Invista na criatividade
Experimente novas receitas com o alimento que a criança não quer comer. As frutas, por exemplo, podem ser transformadas em sucos, vitaminas, geladinhos e saladas.
Outra dica é misturar esse alimento como as comidas favoritas da criança. Assim, ela se sentirá mais à vontade para experimentar.
Envolva a família
Os hábitos saudáveis devem ser adotados pelas pessoas que convivem ao redor da criança, mostrando para ela que se trata de algo positivo e importante. Se os adultos não reproduzem o comportamento que querem ver na criança, ela fica mais confusa e resistente à mudança.
Não force a criança a comer
Quando a criança se recusa a comer um alimento, os pais não devem colocá-la de castigo ou forçá-la a comer. Isso pode criar traumas e dificultar ainda mais o processo, então é melhor permitir que o pequeno não coma naquele momento e, depois, tentar alguma das estratégias acima.
Se a criança continuar se recusando a ingerir um certo alimento, os pais podem substituí-lo e conversar com um profissional, para fazer mudanças adequadas. O pediatra e o nutricionista são especialistas que fazem toda a diferença nessa situação.
Espero ter te ajudado a responder a questão “O QUE FAZER QUANDO A CRIANÇA NÃO QUER COMER UM CERTO ALIMENTO”! Para saber mais, entre em contato e agende uma consulta!