Atendimento
Segunda a sexta das 8h30 às 17h

Como dar limite de telas para crianças?

Postado em: 10/10/2022

A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos nossos pequenos, o que traz diferentes benefícios, mas precisa ser moderado. O excesso de exposição às telas traz riscos para a saúde mental e física — favorecendo os índices de ansiedade e sedentarismo, por exemplo —, além de colocar as crianças em perigos reais, facilitando os crimes cibernéticos e os conteúdos prejudiciais.

No conteúdo de hoje você vai conferir dicas para colocar limites de telas para os pequenos e utilizar a tecnologia de uma forma mais saudável. Tenha uma boa leitura! 

como-dar-limite-de-telas-para-criancas

Dê o exemplo para as crianças

Para que as crianças adquiram um novo hábito, faz toda a diferença observar o exemplo dos pais. Os pequenos sempre buscam copiar o comportamento dos adultos, tomando-os como uma referência do que é certo ou errado.

Se você coloca um limite de telas, mas você mesmo não o respeita, a criança cria a percepção de que esse é um hábito negativo, sentindo um forte desejo de quebrá-lo. Dessa maneira, é importante observar as suas próprias condutas e não passar todo o seu tempo livre mexendo no celular, assistindo televisão ou usando o computador, por exemplo. 

Proponha atividades fora do meio virtual

Estimule a criança a se divertir e se relacionar fora do mundo digital! Mostre que existem atividades interessantes e prazerosas, que não demandam a tecnologia para serem executadas.

Jogar jogos de tabuleiro, estimular a leitura, desenhar, conversar e fazer atividades físicas são apenas alguns exemplos do que pode ser praticado. Crie momentos de conexão e interação com os pequenos, utilizando recursos simples e analógicos. 

Tenha uma comunicação sincera

As crianças compreendem melhor uma regra quando há uma explicação coerente, ao invés de somente uma proibição. Quando os pais não estimulam uma boa comunicação, existe uma maior probabilidade de ela querer desafiá-los ou se sentir revoltada, tentando quebrar as regras e ultrapassar os limites. 

Assim, procure explicar, com uma linguagem compreensível para o pequeno, os motivos de as telas serem restritas e a importância das outras atividades. Conte que o excesso pode fazer mal e que é preciso ter equilíbrio, assim como todas as coisas na vida. 

Defina ambientes livres de tecnologia

Defina os espaços em que as telas podem e não podem ser utilizadas, seguindo essas orientações também no seu comportamento. Não coloque o computador ou a televisão no quarto das crianças, mantendo-os em um local mais fácil de se acompanhar. 

É interessante restringir a tecnologia, ainda, na mesa de jantar e nos momentos em família. Dispense o uso do celulares e incentive conversas cara a cara!

Utilize os controles de moderação

As tecnologias atuais vêm com controles de moderação, que permitem restringir os conteúdos acessados por crianças e o uso de certos aplicativos. Os aparelhos ainda tem timer que podem ser programados para desligar depois de um certo tempo, o que pode facilitar muito a rotina mais equilibrada. Aproveite esses recursos e distribua a tecnologia de uma forma saudável durante o dia!

Com essas orientações, você não apenas contribui para a saúde e a segurança dos pequenos, mas também para a sua qualidade de vida. É importante nos lambrarmos de aproveitar a vida e estimular a criatividade para além dos meios tecnológicos, independente da nossa idade.

Espero que tenha gostado das dicas para colocar limites de telas para as crianças! Para mais dicas e cuidados com a saúde dos seus pequenos, agende uma consulta com a Dra. Ana Carolina!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.